2 minutes reading time (379 words)

VIDEOMONITORAMENTO EM VILA VELHA - SEGURANÇA PÚBLICA

VIDEOMONITORAMENTO EM VILA VELHA - SEGURANÇA PÚBLICA

Tenho lido nos jornais e assistido palestras, e, recentemente ouvi do Prefeito de Vila Velha que em breve a Cidade terá o segundo melhor CENTRO INTEGRADO de Segurança Pública do Brasil, e que irão instalar mais 54 câmeras pela cidade.

Tudo muito bom, pois se partirmos do princípio básico de que a tecnologia veio para agregar valor às políticas públicas de segurança pública, ficaremos todos, muito felizes.

Entretanto a realidade é outra.

Quais são as diretrizes básicas e quais são as políticas públicas de segurança pública desenvolvidas e projetadas por profissionais da área?

De que adianta esse “Centro Integrado” estar em parceria com a Secretaria de Segurança Pública?

Explico!

Todos que militam na área de segurança ou que leiam jornais, sabem que o próprio Estado reconhece que existe uma defasagem no efetivo policial, ou seja, que somente para repor o que se perdeu de agentes de segurança pública no Espírito Santo nos últimos 20 anos, o Estado teria que contratar, treinar e colocar nas ruas, no mínimo 12 mil homens. ISSO MESMO! 12 mil para repor os policiais que morreram por diversas causas, que foram para reserva, etc…só que essa reposição atingiria apenas o patamar de uma realidade de 20 anos passados. Hoje, a população de Vila Velha triplicou e para melhorar a sensação de segurança da população teríamos que contratar um efetivo muito maior do que somente repor o efetivo perdido.

Com o video monitoramento a demanda de crimes irá crescer estatisticamente, pois aquilo que é visto, tem que ser registrado pela autoridade pública. E o efetivo policial? Dará conta dessa demanda? E os projetos de “Politicas Públicas de Segurança Pública” fizeram essa projeção? E os planos de contingenciamento, quais são?

Como podemos verificar, não BASTA dizer em período pré-eleitoral que irão colocar mais câmeras pela cidade, pois isso cheira a demagogia e hipocrisia política.

____________________________________________________

¹Jorge Luiz Aragão dos Santos, empresário do ramo de consultoria, graduado no curso de Gestão de Segurança Privada pela UVV – Universidade Vila Velha. Especialista em Segurança – MBS – Master in Business Security pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-SP. Possui o curso de Dignatary and Witness Protection Course – T.E.E.S – Tactical Explosive Entry School. Filiado a IALEIA – Associação Internacional de Analistas de Inteligência de Segurança Pública. 

9
Curiosidade é a causa de acidentes com armas de fo...
Zona do Crime

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Domingo, 09 Agosto 2020

Powered By Budō Creative.