2 minutes reading time (413 words)

1º Encontro Nacional pela Inovação da Segurança Pública

1º Encontro Nacional pela Inovação da Segurança Pública

Abertura com a Ministra do STJ ELIANA CALMON, que no decorrer de sua palestra falou sobre alguns tópicos tais como: 

 

.1. Ações Midiáticas; 2. Ações da DPF-ES são ínfimos no combate à criminalidade; 3. PF sendo polícia política; 4. Falou PPSP - Política Públicas de Segurança Pública e seus subsistemas, mas que o “estado” na contramão usa apenas policiais, portanto essas PPSP não existem; 5. Policia Globalizada - aparelhamento na profissionalização e nas carreiras; 6. PM - tradicional, desastrosos resultados que foi politizado. Policia pessoal e partidária pelos governadores; 7. Falta de preparo dos jovens PMs; 8. PM tem que ser reformulada; 9. PF - elitizada, preparada e confiável; 10. Que o combate à corrupção em alguns nichos, eles começam a ficar incomodados; 11. Desfalques patrimoniais que desviam investimentos para melhoria das policiais, e para isso o combate à corrupção é indispensável; 12. Impunidade e baixo instrumento de inteligência; 13. Policial de boa policia será um ótimo policial. Se for policial de uma policia vagabunda, será um policial vagabundo. 14. PEC 51 - Um grande fato para discutir os grandes fatos das policias, principalmente na polícia que mais apresenta problemas que é a PM; 15. OVO da Serpente - POLÍTICA esse é o problema; 16. O formalismo é a primeira arma da corrupção. O papel e o carimbo são os culpados. O juiz, nunca é o culpado.

Na segunda palestra, tivemos LUIZ EDUARDO SOARES - Idealizador da PEC 51.

Dois pesos e duas medidas: Um cidadão, branco de classe média é preso com 5 kg de maconha. Ao ser preso, argumenta em juizo que para evitar contato cotidiano com traficantes, faz compra maior. A justiça - entendo sua situação e a pena é branda.

O segundo cidadão, é negro, morador de morro, preso com a mesma quantidade de maconha, usa o mesmo argumento do primeiro preso e antes de terminar o juiz alerta, que poderá ainda, responder por desacato, agravando sua situação e o condena……

Todos esses assuntos que foram debatidos, nos fazem refletir muito. Lembro que no inicio do governo Fernando Henrique Cardoso, muito se falava em “Policia Única” ou seja, pela unificação das polícias, fato que, no dois governos seguintes, nada mais se discutiu, e somente agora, surge essa PEC 51, que nos leva a refletir ainda mais, ler ainda mais…..entretanto, uma certeza. Do jeito que está não dá mais.

Jorge Aragão - Gestor em Segurança

10
XXV CONACI - Curso Avaliação Imobiliária
Entrevista "Brasil Urgente" - SBT - TV Capixaba

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 06 Agosto 2020

Powered By Budō Creative.